Ginecomastia é o termo que designa a presença e crescimento de glândula mamária no homem.
A causa da ginecomastia pode ser devido à alteração hormonal, genética, alguns medicamentos ou algumas doenças. Geralmente aparece desde recém-nascido ou na adolescência, podendo desaparecer em um ano, caso isso não ocorra pode-se buscar a cirurgia plástica para correção.
As mamas podem ser assimétricas, sendo que neste caso a cirurgia visa corrigir apenas uma mama. Além do crescimento da glândula, pode ocorrer também aumento de gordura, sendo possível neste caso a associação de uma lipoaspiração na mesma cirurgia, para modelar melhor a região.
A técnica cirúrgica objetiva retirar o excesso de glândula mamária da(s) mama(s) afetada(s), através de uma discreta incisão na borda da aréola.
O procedimento pode ser realizado com anestesia local e sedação ou geral, e demora em média de uma a duas horas, sendo o tempo de internação variando de 12 a 24 horas, dependendo do tipo de anestesia.
Para recuperação é preciso em torno de uma semana, devendo fazer uso de colete de malha (pós-cirúrgico) por aproximadamente um mês após a cirurgia.
O cirurgião plástico Dr. André Nery esclarece que a idade ideal para fazer a cirurgia é partir dos 18 anos, quando o crescimento das mamas masculinas já está completo. Porém, nada impede ser realizada em crianças, se a ginecomastia afetar o desenvolvimento afetivo e psicossocial.